Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

13º salário pode acabar?! Será

há 6 anos

- Dr., eu não vou ter mais 13º se candidato fulano de tal virar Presidente?

Essa foi pergunta que um cliente me fez e expliquei que isso é impossível por que o 13º salário é garantido por uma regra chamada de “CLÁUSULA PÉTREA”, entenda mais a seguir:

A discussão nacional eclodiu no dia 2 de outubro último, quando um candidato a vice-presidente da República afirmou que o 13º salário é uma jabuticaba, ou seja, só existe no Brasil, o que não é verdade, pois muitos países garantem esse direito aos seus cidadãos.

O sujeito estava dizendo para uma plateia de empresários que o abono de Natal ou abono natalino, é um encargo pesado para quem paga e deu a entender que se ACASO VENCESSE NAS URNAS O 13º SERIA BANIDO DAS LEIS do trabalho.

A extinção dessa gratificação, além de impossível, seria um prejuízo às famílias brasileiras, aos empregos, especialmente os temporários de fim de ano e também ao comércio, indústria, serviços, etc., visto que injeta bilhões de reais na economia.

O QUE É UMA CLÁUSULA PETREA? Em simples explicação, é uma regra, norma ou direito que JAMAIS PODERÁ SER ALTERADA, no caso, a Constituição Federal abriga direitos que não podem ser retirados em hipótese alguma e inclusive, é proibido fazer qualquer proposta de alteração da nossa Lei Maior (emenda à Constituição) que objetive mudar cláusula pétrea (artigo 60, parágrafo 4º, inciso III da CF).

Não se preocupe, porque o seu ABONO está garantido e “ninguém tasca”!

Também chamado de gratificação natalina, o 13º salário nasceu com chegada da Lei 4090/1962 e atualmente pode ser pago em 2 parcelas, veja:

- 1ª entre 1º de fevereiro e 30 de novembro ou quando sair de férias;

- 2ª até dia 20 de dezembro.

Portanto, no dia 7 de outubro, vote com a certeza e tranquilidade de que seja quem for o seu candidato, o seu 13º estará garantido na lei, mas para recebê-lo, estar empregado ou aposentado é primordial para ter esse direito, daí a necessidade de fazer-se uma boa escolha ao apertar o “botão verde”.

  • Publicações31
  • Seguidores80
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações6242
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/13-salario-pode-acabar-sera/634040927

Informações relacionadas

Jucineia Prussak, Advogado
Notíciashá 8 anos

Aprovado o fim do 13º salário é notícia falsa

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O que muitos se esquecem é que com essa modinha de formar constituinte tudo é possível. continuar lendo

Ok, até poderia concordar, se, e somente se, o mesmo General já não tivesse declarado as intenções de fazer uma NOVA constituição sem constituinte eleita. Uma coisa está ligada a outra e ninguém pode dizer depois que não se sabia as reais intenções da chapa.
Vice de Bolsonaro defende nova Constituição sem Constituinte - https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/09/vice-de-bolsonaro-defende-nova-constituição-sem-constituinte.shtml continuar lendo

Olá Eunice, independente de para quem vc vote procure saber o plano de governo do Haddad, que explicitamente fala sobre uma nova Constituinte, além de impeachment do STF, e censura da imprensa. continuar lendo

A Constituinte que Haddad coloca no projeto foi muito bem explicada em um debate. E seria eleita pelo povo (não escolhida por sei-lá-quem). Seu objetivo: atualizar alguns conteúdos e regulamentar artigos que estão até hoje sem poder ser aplicados porque nunca foram regulamentados. São propostas muito diferentes, sem comparação. continuar lendo

Em tese o 13º salário pode sim ser revogado. Exite diferença entre direitos INDIVIDUAIS e COLETIVOS para direitos SOCIAIS. O 13º é um direito SOCIAL e não está elencado entre as cláusulas pétreas, portanto é passível de alteração ou revogação... continuar lendo

Jaqueline, sem fake news, por favor. Onde está a parte que fala de censura a imprensa?
A pregação do candidato a vice de golpe a CF88 é extremamente perigosa. continuar lendo